quinta-feira, 12 de julho de 2012


ISSN 2238-9288

Revista Convergência Crítica

Janeiro – Junho/2012
ISSN 2238-9288

Chamada para artigos – edição n. 02

Data-limite: 30 de Agosto de 2012.

Dossiê Temático – “Teoria Crítica Contemporânea”

A Revista Convergência Crítica é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Teoria Social (NEPETS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediado no Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG). Através desta chamada, vimos convidar os pesquisadores a enviarem artigos para o Dossiê Temático “Teoria Crítica Contemporânea”.
No passar das décadas a “teoria crítica” vivenciou inúmeras transformações e influências. Procedente do século XIX, originada no trabalho de Karl Marx, as encruzilhadas apresentadas pela história no decorrer do século XX permitiram reconsiderações, revisões e reelaborações profundas. Os resultados disso, permeada pelo diálogo teórico com tradições do pensamento humano até então inimagináveis, resultaram em sínteses tão criativas quanto polêmicas e demonstraram uma plasticidade desta matriz teórica que faria corar até mesmo os mais ferrenhos de seus detratores.
Neste espírito, aportamos no século XXI em um cenário de renovação das estruturas sociais onde este desafio, que não é exclusivo da teoria crítica, se faz presente. A imaginação teórica crítica hoje apresenta entrecruzamentos com a teoria psicanalítica, com o individualismo metodológico, na teoria dos sistemas e até mesmo no revival de analogias com as ciências biológicas vide, por exemplo, a terminologia “sistema sócio-metabólico do capital” no onipresente húngaro István Meszáros.
Prosseguindo, mesmo nas reconfigurações da modernidade, questões apresentadas pela teoria crítica original são ainda enfrentadas com bastante vigor. O problema das patologias modernas como a questão do fetichismo, a desigualdade no campo da redistribuição que convive com a contradição da produção coletiva da riqueza e a tendência eminente de uma crise sistêmica. Cabe notar que estes temas “clássicos” encontram-se hoje com uma noção não ingênua da relação homem e natureza conectada a um olhar materialista sobre os dilemas da questão ambiental, sem desconsiderar a produção crítica sobre as novas sociabilidades no mundo interconectado após o advento da internet.
Diante destes cenários, vimos a público convidar pesquisadores a pensar conosco a teoria crítica em sua faceta contemporânea. O dossiê “Teoria Crítica Contemporânea” ambiciona apresentar balanços, inovações e novas sínteses desta tradição teórica que não se dissociou das perspectivas emancipatórias de outrora. Contudo, esta tradição das ciências que ainda fascina e estrutura o labor de diversas gerações de pesquisadores, não deixou de considerar a sua necessária renovação ante um mundo que vivencia modificações desconcertantes.
A mesma pode ter acesso livre em:
http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/convergenciacritica/index

As contribuições devem ser enviadas pelo sistema da própria revista.

Atenciosamente,
Os organizadores do Dossiê “Teoria Crítica Contemporânea”
Prof. George Gomes Coutinho (COC/PUCG/UFF)
Prof. Victor Leandro Chaves Gomes (COC/PUCG/UFF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário